Split é uma cidade com o nome diferente mas impossível de não se apaixonar.
A maior cidade da região da Dalmácia e localizada em uma pequena península na margem do Mar Adriático encontra-se Split.
Acredita-se que a região já tenha sido explorada por uma colônia grega, porém ao longo de sua história, a cidade já foi governada por Roma, pelo Império Bizantino, e pela nobreza croata e húngara. Por volta de 1420 assumiu o controle a República de Veneza que a perdeu em 1797 para a Áustria-Hungria.
Após a segunda guerra mundial, Split se tornou parte da Croácia, já que até então pertencia a Iugoslávia socialista.
Pjaca
Conhecida também como a Praça do Povo, encontra-se um belo relógio que marca às 24 horas em números romanos.
Várias ruazinhas antigas desembocam ou saem da praça. Bares, restaurantes e lojinhas para todos os gostos. Lugar animado, e cheio de vida.
Palácio de Diocleciano
Construído pelo imperador romando Diocleciano, este que governou entre 284 e 305 d.C., era conhecido por suas reformas e principalmente pela perseguição aos cristãos.
Por sua ordem, a construção do palácio começou em 293, de modo a estar pronto quando terminou sua vida política.
O suntuoso palácio foi feito em pedras brancas da belíssima ilha de Brac. Segundo dados históricos, o imperador não teria economizado durante a construção do imponente palácio, inclusive importando mármores da Grécia e colunas do Egito.
Hoje o grande palácio é um centro histórico, com suas vielas, lojas, bares e restaurante, que tornam a área única em todo o mundo.
Riva Harbour
Um belo calçadão na orla de Split, perfeito para passear e apreciar o mar.
Barcos exuberantes, bons restaurantes e sorveterias são imperdíveis.
Vale a pena passear até a marina, para conhecer as mais lindas e exuberantes embarcações.