• Menu
  • Menu

Roma, a capital da Itália

Com certeza você já ouviu falar de Roma, a capital italiana e uma das cidades mais icônica do mundo.

E não é pra menos, afinal Roma é uma das mais importantes cidades da história da humanidade. Exercendo uma grande influência na história e cultura dos Europeus, Roma também é responsável pela construção da cultura Ocidental.

Existe evidências arqueológicas de mais de 14000 anos, mas Roma começou sendo governada por reis, e tornou-se república em 509 a.C.

Durante seu auge, por volta do século II, roma chegou a ter cerca de 45.000 prédios de apartamentos, e uma população de mais de 1.600.000 habitantes.

Maquete da cidade de Roma (306-337)

Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade sofreu diversos bombardeios e teve diversas batalhas, em 4 de junho de 1944 foi capturada pelos Aliados.


Coliseu

Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, é um anfiteatro oval localizado no centro da cidade.

Teve sua construção entre 70 e 90 d.c, onde foi construído com tijolos revestido de argamassa e areia coberto por mármore travertino.
O motivo da construção, foi para atrair os cidadãos de roma com a política até hoje conhecida de pão e circo.

O Coliseu estima-se que possa abrigar entre 50.000 e 80.000 espectadores, e o edifício era usado para luta de gladiadores e espetáculos públicos como execuções, encenações, dramas entre outros.

Outro tipo de espetáculo era a caça a animais, que em sua grande maioria vinham importados da África. Leões, leopardos, crocodilos, girafas rinocerontes entre, outros.

Por mais louco que possa parecer, o imperador Trajano celebrou sua vitória em Dácia em 107 d.c com concursos envolvendo 11.000 animais e 10.000 gladiadores em 123 dias.

Por mais louco que possa parecer, o imperador Trajano celebrou sua vitória em Dácia em 107 d.c com concursos envolvendo 11.000 animais e 10.000 gladiadores em 123 dias.

O prédio foi abandonado na era Medieval, e chegou a ser moradia, oficinas, santuário religioso e até uma pedreira.

Hoje, mesmo parcialmente em ruínas devido a terremotos e saques, o Coliseu é o maior símbolo do Império Romano.

Curiosidades
  • Muitos arquitetos renascentistas saquearam o mármore travertino para construção de diversas obras como a Basílica de São Pedro e Palazzo Barberini
  • A obra levou mais de 5 anos e somente a área externa foram utilizados mais de 100.000 metros cúbicos de mármore travertino
  • O local chegava a ser utilizado como uma grande piscina. A arena era enchida de água para disputas de batalhas navais e em seguida a água era escorrida para poços submersos
  • Outrossim, pouquíssimos artistas puderam se apresentar no Coliseu, entre eles Paul McCartney, Andrea Bocelli, Steven Tyler e Elton John
  • Desde o ano 2000, dia 30 de Novembro é o dia do Coliseu iluminar-se em sinal de protesto a pena de morte
  • A restauração do Coliseu custou cerca de 25 milhões de euros

Vale a pena assistir mais de uma vez o Filme Gladiador, de Ridley Scott, onde mesmo que tenha sido gravado na Tunísia e Malta, representa perfeitamente a era dos Gladiadores do Coliseu.


Arco de Constantino

Construído em 315 d.c por ordem do Senado Romano, para comemorar a vitória do Imperador Constantino na Batalha da Ponte Mílvia em 312 d.c

Aliás, fica localizado entre o Coliseu e o Monte Palatino era passagem obrigatória de grandes generais e imperadores romanos em seus triunfos.

Com 21 metros de altura há três arcos de passagem, o central com 11,5 metros de altura e os laterais com 7,4 metros de altura cada.


Fórum de Augustos

Hoje completamente em ruínas, o Fórum de Augustos foi construído ente 40 a.C e 2 d.C para abrigar funções legais do Império, já que o Fórum Romano estava lotado, além disso a intenção era abrigar o Tempo de Marte Vingador, que foi uma promessa feita pelo príncipe.

Desenho de como era o Fórum de Augustos


Fórum Romano

Foi durante séculos o local da política, onde ocorriam discursos públicos, eleições, processos criminais e assuntos comerciais.

Junto com o Coliseu e o Palatino, o Fórum Romano é o sítio arqueológico mais visitado.

Originalmente o local era um pântano, que precisou ser drenado no século 6 a.C com a “Cloaca Máxima” a primeira rede de esgoto do mundo.

É normal ter maior dificuldade em entender o Fórum Romano, já que somente existem ruínas, infelizmente. Mas não é difícil imaginar que no local eram definidas ações do dia a dia da política do Império Romano.

Desenho Fórum Romano em 3D

Fontana di Trevi

Construída em 1762 no estilo Barroco, é considerada a maior e mais ambiciosa fonte barroca construída na Itália, possuindo 20 metros de largura por 26 de altura.

A fonte situava-se inicialmente no cruzamento de três estradas, no final de um aqueduto mais antigo da cidade que abastecia a cidade em 19 a.C. Aliás, era comum ter uma fonte no final de cada aqueduto construído.

Em 1730 o papa Clemente XII organizou uma competição, e assim a obra iniciou em 1732.

Entretanto, desde 2007 a fonte não é mais alimentada pelo aqueduto e sim uma bomba traz água pela tubulação de água da cidade.


Palácio do Quirinal

Atualmente acolhe a residência oficial do Presidente da Itália, e teve sua obra terminada em 1585 a pedido do Papa Gregório XIII.

Assim, o local se tornou a residência de verão dos Papas.
Possui 1200 quartos, e está localizado em cima da colina do Quirinal no coração de Roma.


Mercado de Trajano

Construído entre 106 d.C e 112 d.C o Mercado de Trajano pertencente ao complexo e provavelmente construído na mesma época que o Fórum de Trajano, onde hoje abriga diversas ruínas de edificações.

Atualmente o local é um museu com a apresentação de 5 fóruns: Fórum de Trajano, Fórum de Augustus, Fórum de César, Templo da Paz e Fórum de Nerva.

O Fórum de César por exemplo, foi um extensão do fórum já existente no local, e era uma enorme demonstração de riqueza e poder, e curiosamente é o único fórum de pé.

Já o Mercado de Trajano, dentro do mesmo complexo, acredita-se que era também um prédio administrativo, e que na verdade o comércio ocorria de fora da edificação. Mas pode-se considerar com o primeiro centro comercial do mundo.


Basílica de São Pedro Acorrentado / San Pietro in Vicoli

https://pt.wikipedia.org/wiki/MichelangeloLocalizada em Monte Ópio, em Roma, foi consagrada no século V e é famosa por abrigar a famosa estátua de Moisés, produzida por Michelangelo a qual decora o túmulo do papa Júlio II.


Pirâmide de Céstio

Para quem achava que apenas existia Pirâmides no Egito, se enganou. A Pirâmide de Céstio foi construída entre 18 e 12 a.C como túmulo para Caio Céstio Epulão um dos grandes nomes religiosos de Roma.

Medindo 29,6 metros de comprimento na base e 37 metros de altura é fabricado com concreto atijolado coberto com lajes de mármore.

No interior fica a câmara funerária, que foi re-descoberta com afrescos, infelizmente não havia nenhum outro vestígio no interior devido a pirâmide ter sofrido diversos saques ao longo do tempo.


Santa Maria in Trastevere

Surpreendentemente considerada uma das mais antigas igrejas de Roma, com término da construção em torno de 1140. O formato das paredes e a planta são da década de 340, o restante de 1140.


O bairro boêmio de Trastevere

Famosa área boêmia e excêntrica por suas “Trattorias”, palavra essa italiana que significa preparo e consumo de vendas no local, além de cervejas artesanais e lojas de artesãos.

Trastevere deriva do latim “Trans Tiberim” que em português significa Além do Tibre, já que o bairro fica realmente após o rio Tibre.

O lugar é bem disputado, com muitos jovens principalmente a noite para curtir com amigos.

O bairro antigamente era habitado pelas classes sociais mais baixas, já nos dias de hoje o local é muito procurado por moradores da cidade, como turistas.


Bocca della Veritá

É uma misteriosa imagem esculpida em mármore, com a face de um humano localizada no pórtico de Santa Maria in Cosmedin.

Acredita-se que a escultura tenha sido parte de uma fonte, ou talvez o tampão de bueiro e que provavelmente representasse os deus romano Oceano.

A Bocca possui um papel interessante como detector de mentiras, onde desde a idade média acredita-se que se alguém inserir a mão na boca da escultura e falar uma mentira, a boca fecha “mordendo” a sua mão.