• Menu
  • Menu

Maria Antonieta. Quem foi?

Provavelmente você já ouviu falar da rainha mais famosa da França. Conheça a sua história.

Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena, nasceu em 2 de Dezembro de 1755 na Áustria. Com o título de arquiduquesa da Áustria e rainha consorte de França e Navarra.

Antoine, como era chamada Maria Antonieta, e posteriormente na França Marie Antoinette. Contraiu varíola aos 2 anos de idade, entretanto se recuperou sem nenhuma sequela surpreendentemente.
Teve uma infância onde foi muito mimada e criada por uma governanta. Que lhe dava todo amor maternal que a Imperatriz Maria Teresa, sua mãe, não fazia devido a sua posição no estado Austríaco.

Maria Teresa usou sua filha, Maria Antonieta como uma peça chave para unir a Áustria com a França, que era principalmente, o inimigo.
Posteriormente, após longas negociações, ficou acertado o casamento de Maria Antonieta com o Luis Augusto, delfim da França.

Em 21 de Abril de 1770 enfim Maria Antonieta, acompanhada de 57 carruagens deixa a Áustria em direção a França.
Após 2 semanas de viagem, o cortejo chegou assim a Shüttern, na margem do rio Reno. Oposta a Estrasburgo, onde foi construído sobre o rio uma plataforma de madeira para a cerimônia de troca de seus trajes Austríacos pelos franceses.

O casamento foi celebrado em 16 de Maio, aonde o povo foi convidado a festejar a união. Assim, o casal foi para a cama e o ambiente foi abençoado pelo arcebispo, ao final os noivos foram deixados a sós, porém o casamento não foi consumado.
A consumação de seu casamento ocorreu 7 anos depois.

Devido ao ódio cultivado pela Áustria, a corte francesa não via com bons olhos Maria Antonieta. Assim, após os primeiros anos de reinado de Maria Antonieta, a mesma se afastou da corte francesa. Aumentando assim sua baixa popularidade, inclusive com circulação de panfletos pornográficos da rainha e seu apelido de Madame Scandale.

O rei presenteou Maria Antonieta com o Petit Trianon, um anexo construído anos antes para a Madame de Pompadour. Onde a rainha havia restaurado conforme seu gosto com simplicidade e elegância.

Petit Trianon, um presente do Rei Luiz XVI a Maria Antonieta

Pouco depois a França entrou em uma séria crise financeira. Devido a Guerra dos Sete Anos somada a Guerra da Independência Americana.
Em pouco tempo a situação se agravou ainda mais. O rei entrou em uma profunda depressão, obrigando Maria Antonieta a retornar para cuidar dos assuntos relativos ao estado.

Mas a situação começou a crescer de forma violenta. Embora sabendo que sua vida corria sério risco, ela resolveu ficar com seu marido, que já estava extremamente limitado.
Em 5 de outubro uma multidão armada marchou rumo a Versailles para pedir pão e apresentar uma petição ao rei.
Em 6 de outubro os apartamentos reais foram invadidos, ocorrendo mortes dos manifestantes e guardas reais. Obrigando a família real a voltar para Paris e se abrigar no Palácio das Tulherias.

Assim, em 21 de Junho de 1791 a família real tentou fugir para os Países Baixos Austríacos. Onde foram interceptados e obrigados a retornar para Paris.
Maria Antonieta já no Tribunal Revolucionário, foi condenada a morte. E no dia 16 de Outubro as 12:15 min foi morta pela guilhotina na Place de la Revolution. Atualmente, seus restos mortais estão na Basílica de Saint-Denis.

Maria Antonieta com toda certeza foi a mais polêmica de todas as rainhas da França. Foi a última rainha que existiu na França.

Curiosidades sobre Maria Antonieta

  • Se casou com apenas 14 anos de idade
  • Maria Antonieta amava crianças. Ela teve 4 filhos, onde um morreu com apenas 7 anos, provavelmente de tuberculose. Além de seus filhos biológicos, Maria Antonieta também possuía filhos adotivos. Filhos esses de empregados que faleceram quando as crianças ainda eram pequenas
  • Existem boatos de que a rainha teve um amante sueco
  • Ela teve a oportunidade de fugir da cadeia, subornando os guardas, mas sua tentativa foi frustrada
  • Após a execução, o corpo de Maria Antonieta foi jogado em uma vala comum sem identificação. Mas após a queda de Napoleão Bonaparte os corpos dela e de seu marido o Rei Luis XVI foram exumados e transferidos para a Basílica de Saint-Denis.

Filme contando sua história

Uma dica é assistir ao Filme Maria Antonieta, de Sofia Copolla, lançado em 2007. Aonde retrata a vida de rainha do casamento até a queda, porém de uma forma divertida.