• Menu
  • Menu

A história da PSA – Peste Suína Africana (Sardenha)

Conheça a doença que assola a Europa a mais de um século.

Diversas doenças aparecem e desaparecem com o tempo ao redor de todo o mundo. Mas resolvemos falar um pouco sobre a PSA, Peste Suína Africana.

Esta doença, altamente contagiosa, é datada desde o início do século 20, e ataca suínos e javalis, não tendo nenhum perigo para o homem.
Como o nome já diz, o vírus iniciou-se no sul da África, e como é comum se disseminou para o resto do mundo.

A partir de 1957 a doença chega na Europa, mais precisamente em Portugal.
De acordo com especialistas o vírus chegou na Europa pelos alimentos servidos nas aeronaves, onde os restos consumidos eram dados misturado a rações para os porcos.

Enfim, em 1978, o vírus chega ao Brasil, onde novamente especialistas informam que entrou após porcos serem alimentados com restos de comidas provenientes das aeronaves vindas do exterior.

Em 1982 o vírus foi introduzido na Sardenha, onde continua ativo até os dias atuais, por esta razão que viajantes que saem da Sardenha são revistados com muito mais cautela, já que a saída com alimentos provenientes de suínos da ilha, pode reascender a epidemia do PSA.

De acordo com o site (https://www.anmvioggi.it/) em matéria publicada em Junho/2020, há mais de 14 meses não existe nenhum animal que tenha testado positivo para a doença.
Assim, é bem provável que em pouco tempo a Sardenha seja removida da lista negra da doença.