Capital da Croácia e também a maior cidade do país, Zagreb está a 120 metros de altura do nível do mar. Com histórico desde a era Neolítica, o nome da cidade foi definido por volta do ano 1000.
A cidade de Zagreb possui em torno de 900.000 habitantes sendo a mais populosa e menos visitada pelos turistas que geralmente preferem conhecer as cidades costeiras devido as praias paradisíacas.
Datada do século 13, a igreja ainda funciona nos dias atuais, sendo o edifício mais emblemático da capital croata.
O que mais chama atenção é o telhado com brazão de armas da Croácia e Eslovenia
Gornji Grad é a parte alta da cidade de Zagreb, localizada sobre uma colina, onde é possível se aprofundar totalmente na história da Croácia Medieval visitando seus vários museus.
Ideal para quem procura um lugar mais tranquilo, com uma vista estonteante. Agora se o seu negócio é agitação, então procure a parte baixa da cidade.
Construída no século 13, a torre fortificada foi construída para proteger o portão sul da muralha.
Seu nome deriva do latim campana latrunculorum que significa Sino dos Ladrões.
No século 19, canhões foram colocados no topo da torre, e desde 1 de Janeiro de 1877 os canhões são disparados diariamente para marcar o meio dia, e assim avisar a todos os tocadores de sino da cidade.
Construído entre os anos de 1943 e 1944 e possui 350 metros de extensão por 3,5 metros de largura tinha inicialmente a função de abrigo anti-aéreo na segunda guerra mundial.
Após o final da guerra, o túnel foi revitalizado em 1947, mas não demorou muito para se tornar um local degradado e utilizado por moradores de rua e usuários de droga.
Por volta dos anos 90, o túnel foi utilizado para as primeiras festas rave de Zagreb e da Croácia.
Desde 2016, o túnel foi reaberto totalmente renovado, colorido e cheio de arte. Uma visita imperdível.
O túnel abre todos os dias das 9 hs da manhã às 21 hs da noite.
Possui atualmente 2 entradas, uma na Rua Mesnička, 19 e outra na Rua Radićeva, 19. Existe 4 entradas ainda fechadas, que o governo promete entregar em breve.
Com toda certeza na lista dos parques mais lindos de toda a Europa, o Parque Plitvice é considerado patrimônio mundial da UNESCO.
Com uma área de 300 km2, é o maior dos 8 parques nacionais da Croácia mas um dos mais bonitos também, é impossível não se encantar com as cachoeiras, cascatas e lagos formam uma vista estonteante.
São mais de 16 lagos principais dos mais diversos tons de azul e verde, todos interligados por cachoeiras, onde a fauna e flora é única, com mais de 1260 espécies de plantas e 161 espécies de pássaros e 321 espécies de borboletas catalogadas.
Famosa rua no centro da cidade de Zagreb, mas antigamente era chamado de Potok Ulica, já que um riacho corria exatamente onde hoje se encontra a rua.
Por esta razão, existia vários moinhos de água, que foram os responsáveis pela industrialização da cidade, trazendo fábricas de sabão, tecido, papel, bebidas alcoólicas, entre outras.
Atualmente a rua, um pouco movimentada, para não dizer muito, é repleta de bares, cafés e lojas de lembrancinhas. E quem não gosta não é?
Não deixe de passear pela rua e conhecer o relógio de sol muito, mas muito antigo. Afinal, você está na Croácia.
Construído em 1930, é o principal mercado da Croácia e recebe produtores de todas as partes com o interesse em vender suas mercadorias.
Localizado em Gornji Grad, vende produtos caseiros, frutas, verduras, vegetais além de carnes e peixes.
A Cathedral of the Assumption, se popularizou pelo nome de Catedral de Zagreb, a igreja inicial teve a construção terminada em 1217, porém 1242 foi totalmente destruída pelos mongóis.
A catedral foi reconstruída anos depois, e passou ao longo de sua história por diversas mudanças como paredes de fortificação ao redor e uma torre de vigia.
Em 1880 um terremoto abalou Zagreb destruindo assim boa parte da igreja que foi reconstruída e encontra-se com a arquitetura atual desde então.
A catedral está representada na nota croata de 1000 kuna, emitida em 1993.
Fundado em 1846, como o Museu Nacional, teve seu nome alterado para “Instituto Estadual de Croácia, Eslavônia, e Dalmácia” anos depois.
Em 1939, o Museu ganhou sua independência, tendo assim seu nome como Museu Arqueológico.
Possui mais de 450.000 artefatos e monumentos recolhidos de diversas partes, mas principalmente dos arredores de Zagreb.
O museu é composto por cinco secções principais: Pré-história, Egito, Antiguidade, Idade Média, Moedas e Medalhas.
Mais de 78.000 objetos vão da era Paleolítica a Idade do Ferro. Na área do Egito, existe mais de 600 objetos, e claro, falou de Egito, falou de Múmias. Possuí um acervo mais que especial.
O cemitério foi criado em 1876, mas passou por diversas mudança ao longo dos anos, e o trabalho somente foi concluído em 1929.
O cemitério é considerado o mais bonito de toda a Europa, onde diversas celebridades Croatas estão enterradas, como poetas, escritores e ex-presidentes.
Uma antiga porta da muralha medieval da cidade no século 13 que atualmente foi convertida em uma capela.
É muito comum encontrar pessoas rezando por ali, já que protege a estátua de nossa senhora.
Reza a lenda que no ano de 1731 um grande incêndio ocorreu ali, destruindo o portão de ferro, mas a pintura de Maria com o menino Jesus não sofreu sequer uma pequena queimadura.
Desde então, a data de 31 de maio é celebrada o dia da cidade de Zagreb e de Virgem Maria do Portão de Pedra, que se tornou a padroeira da cidade.
A Europa está implantando uma nova modalidade de visto para entrada de turistas, incluindo os…
Localizado na região central, mais pro leste da França é considerada a 3 maior cidade…
Para quem não sabe, é o café, um dos ingredientes da famosa sobremesa Italiana, o…
Quem aí já não comeu uma Bruschetta?Aquele pedacinho de pão coberto crocante podendo ter tomate,…
Encontrar um gelato ruim na Itália é uma tarefa quase impossível.Mas, e quais são as…